Chorus Auris: 52 anos de Música, Cultura e Saberes
Concerto de Música Sacra junta mais de uma centena de vozes na Igreja de Nossa Senhora da Piedade
Foi na noite de sábado, 30 de novembro, que a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade, em Ourém, recebeu o concerto comemorativo do 52º aniversário do Chorus Auris (Academia de Música Banda de Ourém). Ao coro anfitrião, juntaram-se o Coro Misto da Beira Interior (Covilhã) e o Coral Polifónico de Ponte de Sor, fazendo ecoar no interior do templo, mais de uma centena de vozes que se cruzaram na interpretação de distintas composições de música sacra.
por, CARLA PAIXÃO
“O que nos move enquanto instituição tem muito a ver com o sentido de comunidade, com os laços intergeracionais que se criam e com os valores que se cultivam”
Na manhã que antecedeu o concerto, o Jornal Notícias de Ourém foi ao encontro de Fernando Luís Marques, presidente da direção da AMBO. Instituição que integra 11 valências artísticas e abraça 330 elementos, desde os quatro, aos 90 anos de idade. O coral misto, Chorus Auris, é uma dessas valências. E, quando se fala do encontro de vozes deste grupo, Fernando Luís Marques não tem dúvidas de que a música é apenas a base de um projeto muito maior: “Não é só música. É uma escola de valores. Um encontro de gerações e de culturas. Há alianças que se criam entre adolescentes de 14 anos e adultos de 80. Essa dinâmica é muito enriquecedora. Há a cultura do respeito pela diferença, que hoje em dia está muito em falta”.
Em 1972, quando nasce o Chorus Auris, conta Fernando Luís Marques, renasce também a AMBO – Academia de Música Banda de Ourém, fundada em 1930, que tinha visto a sua atividade cessar por altura dos anos sessenta: “O Chorus Auris veio integrar e reativar a própria instituição, que perdeu a sua vitalidade, ficando inativa, por força dos movimentos de emigração e por outros fenómenos sociais.”
A situação mantém-se, até que um grupo de amigos, por graça, decide juntar-se para cantar na Festa de Nossa Senhora da Piedade, no ano de 1972. O sucesso foi tal, que não havia como não dar continuidade ao projeto. Nasceu assim, há 52 anos, o Chorus Auris.
(artigo desenvolvido na edição impressa do Jornal Notícias de Ourém de 06 de dezembro de 2024)