Homem detido por suspeita de atear incêndios florestais

Ourém

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 75 anos suspeito de ter provocado pelo menos dois incêndios florestais nos dias 3 e 14 de setembro, na freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias, no concelho de Ourém

Segundo o comunicado da PJ, o suspeito terá utilizado material combustível sólido com chama viva para provocar os incêndios em zonas agrícolas próximas da sua residência, junto a uma extensa área florestal composta por mato, eucaliptos e pinheiros. As ignições ocorreram sempre durante a noite e junto a vias de acesso.

A rápida intervenção dos meios de combate, acionados após alertas atempados, evitou que os fogos tivessem consequências mais graves, explica a PJ no mesmo comunicado.

A motivação do suspeito estará relacionada com alegadas desavenças e conflitos com vizinhos, agindo por vingança. A investigação prossegue, havendo indícios de que o homem possa estar ligado a outros incêndios ocorridos este ano no concelho de Ourém, tendo por base o padrão de atuação e o modus operandi.

A detenção foi realizada pelo Departamento de Investigação Criminal de Leiria, com o apoio do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da GNR de Tomar e do Grupo de Trabalho para a Redução de Ignições em Espaço Rural – Litoral Centro, que integra elementos da PJ, GNR e ICNF.

O detido será presente às autoridades judiciais para aplicação das medidas de coação.

CP