Santuário de Fátima em comunhão com Leão XIV
No Santuário de Fátima, a eleição de Leão XIV foi assinalada com o repicar dos sinos da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, logo após o anúncio do fumo branco, e com o toque festivo do carrilhão, quando se soube o nome do novo Papa.
O reitor, padre Carlos Cabecinhas, declarou de imediato a união espiritual de Fátima com o novo Bispo de Roma: “Um dos aspetos fundamentais de Fátima é esta comunhão com o Papa. Por isso, o Papa Leão XIV é agora o nosso Papa, aquele a quem estamos unidos”.
Reitor convida Leão XIV a visitar Fátima
O sacerdote expressou o desejo de que o novo Pontífice possa vir a visitar Fátima: “O cardeal Prevost, agora Leão XIV, não esteve [em Fátima]. Por isso, o grande desejo é que possa visitar este Santuário, fazer a experiência de oração e experimentar a força da oração dos peregrinos pelo Santo Padre.”
O reitor acredita que o novo Papa manterá a linha pastoral de Francisco, sublinhando a continuidade espiritual entre ambos: “É a minha convicção de que este homem, que tinha sido escolhido pelo Papa Francisco para tarefas dentro da Igreja, continuará aquilo que foi o pontificado que o antecedeu, o pontificado do Papa Francisco — um homem atento às dores e às feridas da Igreja e do mundo em que vivemos.”
Ainda na tarde de 8 de maio, antes da recitação do Rosário, o padre Cabecinhas convidou os peregrinos a rezar uma Ave Maria pelo Papa Leão XIV, honrando a tradicional ligação dos fiéis de Fátima ao sucessor de Pedro: “Como sabeis, o Papa esteve sempre no coração dos peregrinos de Fátima. Honremos esta tradição e acompanhemos o novo Pontífice com a nossa oração.”