Cadeiras de Rodas em palco para despertar consciências 

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência: “Sentaste-te, e agora?”, no Teatro Municipal de Ourém

O Grupo da Diferença subiu ao palco do Teatro Municipal de Ourém no domingo, 8 de dezembro, com a peça “Sentaste-te, e agora?”, para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, em mais uma edição da Tarde da Diferença.  A iniciativa, organizada pelo CRIO – Centro de Reabilitação e Integração de Ourém, contou com a participação especial do músico Samuel Úria. A propósito, o Jornal Notícias de Ourém visitou o CRIO e esteve à conversa com quem trabalha todos os dias com a diferença. 

No século em que vivemos, por incrível que pareça, ainda há pessoas a pensar que sentar-se numa cadeira de rodas dá azar  (Prof. Vítor Neves, CRIO)

por, CARLA PAIXÃO

Com a cadeira de rodas como protagonista, quinze utentes das cinco instituições de apoio à pessoa com deficiência do concelho de Ourém – Centro Social da Divina Providência, Centro de Apoio a Deficientes João Paulo II, Centro de Reabilitação e Integração de Fátima (CRIF), Centro de Reabilitação e Integração de Ourém (CRIO) e Escola de Educação Especial “Os Moinhos” -, subiram ao palco do teatro, como atores principais de uma peça que pretende consciencializar para a diferença e romper com preconceitos. Porque ainda há um longo caminho a fazer no que toca à inclusão e da pessoa com deficiência e é preciso despertar consciências. 

(Artigo desenvolvido na edição impressa de 13 de dezembro de 2024 do Jornal Notícias de Ourém)