Escuteiros do Olival – 25 anos
«Um compromisso com a Felicidade»
«A promessa é a peça fundamental do escutismo» afirmação proferida no sábado, na igreja do Olival, na missa que consagrava os 25 anos de escuteiros na vila e durante a qual foram feitas e renovadas as promessas das crianças e jovens do agrupamento.
Isto porque «a promessa é um ponto de partida, um acto pessoal de fé e de esperança». É «um acto comunitário» que se vive «no cumprimento da lei», sendo esta lei «o caminho para a felicidade», cujo melhor meio de alcançar é «contribuir para a felicidade dos outros», como disse Baden-Powell, fundador do escutismo. «Procurai deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrastes e, quando vos chegar a vez de morrer, podeis morrer felizes, sentindo que, ao menos, não desperdiçastes o tempo e fizestes todo o possível para praticar o bem».
Mas a felicidade passa pelo «cumprimento da lei» considerando esta como «caminho para a Felicidade». E foi aos pressupostos da lei escutista que os jovens prometeram ser fiéis, no decorrer da cerimónia religiosa que contou com muita música e leituras várias.