Requalificar a Igreja da Colegiada
Angariação de fundos reverte para obras na Igreja
No passado fim de semana (23,24,25 de agosto), a festa em honra do Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Misericórdias encheu de cor as ruas da Vila Medieval de Ourém. Para além de diversão para toda a paróquia, foram angariados fundos para dar início a obras de requalificação da Igreja da Colegiada.
A animação sentia-se em cada pequena rua da Vila Medieval. As casas abertas de par em par convidavam os visitantes a entrar no espírito festivo que se podia sentir na Nossa Senhora das Misericórdias. O átrio em volta da Igreja da Colegiada encontrava-se repleto de gente, a conviver. Foi mais uma festa bem-sucedida, segundo a representante da Comissão de Festas da paróquia da Nossa Senhora das Misericórdias, Silvia Gonçalves.
Todos os anos, o grupo de Jovens dos 20, 30, 40, 50 e 60 anos da freguesia da Nossa Senhora das Misericórdias junta-se para organizar a grande festa, em agosto. Esta iniciativa, de acordo com Sílvia , é uma forma de “manter viva a tradição da festa grande da nossa freguesia”.
Este ano, a festa acabou por ganhar outro propósito: a angariação de fundos para as obras de requalificação da Igreja da Colegiada. As intervenções passam pela pintura da Igreja e a requalificação das capelas laterais da mesma. O valor estimado para esta ação é de 43.524,00 euros. No passado mês de julho, foi ainda celebrado um protocolo com a Câmara Municipal de Ourém, em que ficou estipulado que a entidade iria apoiar financeiramente 45% do valor estimado na obra.
A representante da Comissão de Festas da paróquia da Nossa Senhora das Misericórdias, explica que “foi feito um peditório em cada localidade da paróquia durante o mês de agosto”. Desta forma, o montante angariado vai reverter para as obras de requalificação. No total, foram 5 as localidades a oferecer os seus donativos. “No dia da procissão solene apresentam as ofertas à comunidade, nos andores”, indica a presidente.
Os andores elaborados, festivos e coloridos, mostram cada um o valor angariado por cada localidade, dando assim a conhecer a todos quanto contribuíram. A representante reflete, em tom de brincadeira, que há quase “um concurso de quem dá mais”.
“Para além de ser um momento de entrega de donativos, é um momento de ligação da comunidade”, concluiu Sílvia Gonçalves. A festa do Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Misericórdias promete continuar nos próximos anos, celebrando a tradição.
EG