Sardinhada humanitária em Fátima

Mãos Unidas Com Maria quer enviar contentor para Cabo Verde

No próximo domingo, dia 3 de agosto, vai realizar-se uma sardinhada na horta comunitária de Fátima, na localidade de Lomba d’Égua, pelas 16h30. A verba angariada neste convívio reverte para o envio de um contentor humanitário para Cabo Verde.

Numa altura em que o convívio e a sardinha apetecem, a Associação Mãos Unidas com Maria procura juntar o clima festivo a uma causa solidária. Florinda Marques, presidente da associação, explica que “apesar de existirem várias festas por aí”, este convívio surge para ajudar o próximo.
Ao longo do ano, segundo Florinda, a associação tem recebido vários donativos materiais, que vão acumulando no armazém. Muitos dos artigos são distribuídos por famílias em Portugal, mas “de alguns não existe necessidade cá”. Como tal, estes são enviados para onde são mais necessários, como Cabo Verde, uma das zonas de intervenção da Mãos Unidas Com Maria.
Apesar do grande volume de donativos materiais, a associação não tem apoios governamentais para o envio desta ajuda humanitária para outros territórios. Como Florinda salienta, a Mãos Unidas Com Maria é uma organização sem fins lucrativos. Daí surge a necessidade de criar eventos em que se possa dinamizar a recolha de donativos monetários.

(Texto na íntegra no jornal Notícias de Ourém de 1 de Agosto de 2025)