GNR arranca com Operação “Censos Sénior 2025”

Policiamento de proximidade

Campanha decorre até 16 de novembro e visa reforçar a proteção dos idosos que vivem sozinhos ou em situação de vulnerabilidade

A Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciou na terça-feira, 1 de outubro, a Operação “Censos Sénior 2025”, uma campanha nacional de patrulhamento e sensibilização junto da população idosa, especialmente os que vivem sozinhos, isolados ou em situação de vulnerabilidade.

A operação decorre até 16 de novembro e insere-se no âmbito do policiamento comunitário da GNR, coincidindo com o Dia Internacional do Idoso, assinalado a 1 de outubro. O objetivo é alertar os seniores para comportamentos de autoproteção e prevenção contra crimes como burlas, furtos, violência e negligência, enquanto combate o isolamento social.

Mais de 2.900 idosos sinalizados em Santarém e Leiria

Na edição de 2024 da operação, foram identificados 42.873 idosos em todo o país em situação de risco. Em Santarém foram sinalizados 2.020 casos e em Leiria 964, um total de 2.984 pessoas que merecem atenção redobrada por parte das forças de segurança e dos parceiros sociais locais. Estas situações são avaliadas e, quando necessário, encaminhadas para entidades competentes, com vista ao acompanhamento social e psicológico dos idosos.

Em 2025, a GNR pretende intensificar as operações, com ações que vão desde visitas porta-a-porta a sessões informativas em salas comunitárias. Só entre janeiro e 15 de setembro deste ano, foram já realizadas 8.160 ações de sensibilização em todo o país — 569 em sala e 7.591 presenciais nas residências dos idosos.

A GNR destaca que esta é uma operação com impacto real no dia a dia dos seniores, contribuindo para a sua segurança e bem-estar. O foco passa também pela capacitação digital dos mais velhos, alertando para riscos online e identificando cuidadores informais que possam desempenhar um papel ativo na proteção desta população.

Crimes contra idosos obrigam a reforço das medidas preventivas

De acordo com dados da GNR, entre janeiro e 15 de setembro de 2025, registaram-se na sua área de atuação 1.942 burlas, 4.964 furtos e 327 roubos com idosos como vítimas. Foram detidas 92 pessoas no âmbito destes crimes, um número que demonstra a persistência do problema e a necessidade de reforçar medidas preventivas.

A operação está integrada no programa “Apoio 65 – Idosos em Segurança”, promovido pelo Ministério da Administração Interna, e visa garantir um policiamento mais próximo, humano e eficaz junto dos cidadãos mais velhos.

CP