Ponte da Botelha vai ser reabilitada

Pelmá e União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais

Um protocolo estabelecido entre as Câmaras de Ourém e de Alvaiázere vai permitir o alargamento da ponte da Botelha, arranjo do pavimento e dos passeios e correção de anomalias na sua estrutura

Na reunião de Câmara de segunda-feira, dia 18, foi aprovado o lançamento do concurso para a reabilitação da ponte localizada no lugar de Botelha, no limite da União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, com a freguesia de Pelmá, já no concelho de Alvaiázere.

Construída em 1974, “a ponte apresenta atualmente diversas patologias que importa corrigir”, informou o presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque, destacando “o mau estado do pavimento e dos passeios, a insuficiente altura das guardas de proteção, bem como anomalias na estrutura e nos muros de avenida”.

A intervenção prevê ainda o alargamento da ponte, tendo em conta o aumento significativo do tráfego rodoviário. Este alargamento permitirá melhorar substancialmente o nível de serviço, garantindo melhores condições de circulação para veículos pesados e de emergência, além de reforçar a segurança da circulação pedonal.

Conforme previsto em protocolo anterior celebrado pelas duas Câmaras Municipais, Ourém será a dona da obra, com vista ao concurso de requalificação e alargamento. Após a conclusão desse procedimento, a Câmara de Alvaiázere irá ressarcir a Câmara de Ourém com metade do valor da adjudicação.