Liga Portuguesa contra o Cancro na Freixianda
Prevenir o Cancro pode ser a diferença entre vida e morte
A prevenção para o cancro foi a finalidade de uma atividade no edifício multiusos da Freixianda, organizada pela Liga Portuguesa contra o cancro e pela União de freguesias de Freixianda, Formigais e Ribeira do Fárrio. O evento, dirigido à população em geral e aos voluntários da Liga, em particular, iniciou-se com uma apresentação do trabalho e dos apoios que a liga presta aos doentes oncológicos
Na primeira parte do encontro, que decorreu na quinta-feira, dia 8 de maio, na Freixianda, coube à enfermeira Eliana Gonçalves falar sobre a Liga e do seu trabalho comunitário, naquela que foi uma das primeiras atividades desenvolvidas no concelho e a que se seguirão outras de que daremos conhecimento oportunamente.
Eliana Gonçalves fez um apanhado sobre a instituição apontando os vários serviços da Liga Portuguesa contra o Cancro que estão disponíveis para o doente oncológico e que passam pelo apoio psicológico, apoio jurídico, apoio social, entre outros.
Uma das questões que se levantam muitas vezes é a de saber se estes serviços são apenas para os sócios da Liga, mas a enfermeira esclarece que não, afirmando que “muitos dos nossos serviços estão disponíveis para qualquer pessoa”. Contudo há também algum apoio pecuniário quando se trata de doentes carenciados para “suporte de algumas despesas, ou em termos até da oferta de produtos ortopédicos”. Nesses casos, explica há “uma avaliação social, para aferir das carências”. No caso dos outros serviços, referidos acima, são dirigidos à população em geral, ou seja, diz Eliana Gonçalves, “qualquer pessoa pode ter acesso a vários serviços da Liga”. Acrescenta que esta é, também, uma forma das pessoas ficarem a saber para onde vai o dinheiro alcançado nas atividades da instituição.