Entrevista: Isabel Costa, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ourém
Ourém, um destino turístico “completo”
Entre os dias 13 e 16 de março, Ourém marcou presença na Bolsa de Turismo de Lisboa / Better Tourism Lisbon Travel Market (BTL), um dos mais importantes eventos do setor turístico em Portugal. A participação neste certame teve como principal objetivo reforçar a posição de Ourém enquanto destino turístico de referência. Além de promover Fátima, o Município destacou o seu património histórico, cultural e natural.
Ourém apresentou iniciativas estratégicas como o Festival de Setembro, sob o tema “Confluências – Imigração, Encontro, Criação”, e a adesão à Rota Templária. A divulgação de produtos locais, como o Vinho Medieval e a Ginjinha de Ourém, e a promoção do património histórico e natural, como o Castelo e o Agroal, também marcaram a presença do Município, que este ano voltou a assumir a curadoria do Palco do Turismo Religioso.
Em entrevista ao Jornal Notícias de Ourém, a vice-presidente da Câmara Municipal, Isabel Costa, evidenciou a importância de apresentar o território oureense na BTL, os impactos esperados, bem como os desafios para consolidar Ourém como um “destino turístico completo”.
Por, Carla Paixão
Qual é a importância e a mais-valia de ter o Município de Ourém representado num evento como a BTL?
A BTL é um evento crucial para o setor do turismo, reunindo empresários, operadores turísticos e público em geral, potenciando a promoção dos destinos e a criação de novas oportunidades de negócio. Para nós, é essencial estar presentes porque Ourém tem uma aposta estratégica no Turismo Religioso, com Fátima a ser o principal ponto de entrada de turistas na região centro. Contudo, queremos mostrar que o nosso território tem muito mais a oferecer além do Santuário. Participar na BTL permite divulgar as experiências que o município proporciona e reforçar a nossa presença no setor turístico nacional e internacional.