Fátima recebe a primeira Meia Maratona
“Queremos que seja a primeira de muitas!”. Foi desta forma que o Presidente da Câmara Municipal de Ourém (CMO), Luís Miguel Albuquerque, deu início à apresentação da primeira edição da Meia Maratona de Fátima. Evento que promete reunir, no dia 30 de março, mais de 1.500 maratonistas e caminhantes na Cidade da Paz.
CARLA PAIXÃO
A prova, organizada pela GanharDestak, com o apoio do Município de Ourém e da Rádio Renascença, foi apresentada na terça-feira, 25 de fevereiro, em conferência de imprensa no Auditório do Paço dos Condes, na Vila Medieval de Ourém.
Com partida e chegada na cidade de Fátima, a primeira Meia Maratona de Fátima, contará com a prova principal de 21,0975km e uma caminhada de cerca de 7km.
Luís Miguel Albuquerque sublinhou a importância da concretização desta iniciativa. Uma “ambição antiga”, alinhada com a estratégia política municipal, de promover e dinamizar eventos desportivos que apontem à valorização do território.
“É com grande satisfação que estou aqui hoje para apresentar oficialmente a primeira meia-maratona de Fátima. A ideia inicial surgiu antes da pandemia, mas diversos fatores acabaram por atrasar sua concretização. Finalmente, conseguimos transformar este projeto em realidade”, afirmou o autarca, destacando “as condições excecionais de Fátima” para a realização de eventos daquela natureza”, seja pela qualidade das infraestruturas de acesso, pela capacidade hoteleira ou pela relevância religiosa e cultural do local:
“Fátima, como todos sabem, tem uma centralidade geográfica estratégica em Portugal, estando situada no centro do país, com muito boas acessibilidades, como a A1. A cidade dispõe de uma excelente infraestrutura hoteleira, sendo o quinto maior parque hoteleiro do país, com mais de 10.000 camas registadas”, sublinhou o presidente da Câmara.
Luís Miguel Albuquerque notou ainda que eventos como este “são fundamentais para promover o crescimento sustentável de Fátima”, para combater a sazonalidade e animar o setor hoteleiro e comercial em épocas de menor afluência turística, manifestando o seu contentamento pelo número de inscrições já confirmadas.
“A cerca de um mês do evento, estamos próximos de atingir os 1.400 inscritos, (1.000 pessoas registadas para a meia-maratona e outras 400 para a caminhada). Estes números são a prova de que esta é uma aposta ganha”, afirmou Albuquerque, salientando que o objetivo é “chegar perto das 1.800 inscrições”, nesta primeira edição da Meia Maratona de Fátima.