Primeiro-ministro defende cuidados de saúde e serviços de proximidade
O primeiro ministro inaugurou a Unidade de cuidados de saúde personalizados de Rio de Couros, após obras de requalificação, e a nova Unidade de cuidados de saúde personalizados de Caxarias, bem como a sede da Junta de Freguesia, a 21 de outubro.
Luís Montenegro veio a Ourém garantir a aposta do governo na Saúde “à frente de qualquer preocupação ideológica”, ainda que este seja um “dossiê difícil” pela falta de profissionais. “Não há ideologia quando se trata de servir o cidadão – há serviço ao cidadão”.
O primeiro ministro defendeu que “os recursos não são infinitos”, mas aponta a “obrigação de transformar os 16,8 mil milhões de euros investidos na Saúde no Orçamento de Estado para o próximo ano em cuidados de saúde acessíveis“. “É demasiado dinheiro para não se fazer repercutir em melhores serviços. A verba foi sucessivamente aumentando e a sensação que as pessoas têm é que o serviço foi piorando”, lamentou.
A partir do exemplo da Unidade de cuidados de saúde de Rio de Couros, “seguramente das mais pequenas do país”, o chefe de governo mostrou como funciona com “uma enfermeira em permanência e um médico aposentado, que dá 20 horas do seu esforço de trabalho, ao abrigo do projeto ‘Bata Branca’”. Ainda que as extensões de saúde sirvam uma “quantidade limitada de cidadãos, mas evita que eles tenham de se deslocar muitos quilómetros com todos os inconvenientes às suas vidas”.