“Street Gaming” junta famílias em torno dos jogos
De fora ficou a competição pura e os torneios serviram para recuperar memórias, partilhar experiências e conviver em família, no último fim-de-semana. Houve quem viesse de perto, outros em família, com amigos, para um momento de diversão com jogos.
À quarta edição, o evento chegou a Ourém, instalou-se no maior espaço físico, e já este fim-de-semana estará em Castelo Branco para permitir aos fãs dos videojogos muita alegria.
O Street gaming é um “evento familiar em que tentamos juntar a família toda para jogarem juntos”, afirma João Diogo Ramos, da organização. A iniciativa do Município de Ourém em parceria com o Museu LOAD ZX Spectrum (dinamizado pela Associação Geração Spectrum) e do seu parceiro MF/Gaming trouxe milhares à cidade, de todas as idades.
Desde consolas dos anos 70, às mais atuais, João Diogo Ramos, cujo espólio está patente no Museu LOAD ZX Spectrum, em Cantanhede, assume a alegria de ver que “a magia dos jogos é intergeracional” e que “é contagiante ver os miúdos a divertirem-se”. Para uns é uma descoberta a coleção de retro-consolas, para outros, mais velhos, é proporcionar experiências nos “rolls royce das consolas de jogos”.