Aprovada OIGP Serras de Norte de Ourém 

Foi aprovada, sexta-feira, dia 6 de Setembro, no salão da Junta de Freguesia de Espite, numa sessão bem acalorada, com 21 votos a favor, 6 votos contra e 1 abstenção, a OIGP – Operação Integrada de Gestão da Paisagem Serras de Norte de Ourém. 

Entre os proprietários que votaram contra, Manuel Rodrigues começou por referiu o “caos” devido aos incêndios que levou à criação da Associação ADN – Associação de Desenvolvimento Serras do Norte de Ourém, para indicar um conjunto de proprietários que não a reconhecem nem por ela se sentem representados. Tal como os outros intervenientes que se manifestaram contra, apontou como razão para esta posição a não existência de informação junto dos proprietários, afirmando que “ainda hoje, muita gente tem dela um desconhecimento absoluto. Apontou ainda o que, nas três assembleias de apresentação havidas antes, não terá havido quórum nem delas são conhecidas actas, pelo que, defende “são nulas”, e acrescentou, “esta assembleia geral não tem como deliberar sobre 1500 proprietários”. 

Naturalmente que as acusações não são aceites pela Associação, que contrapõe com o facto de terem saído notícias nos jornais da região, terem sido colocados editais nas sedes das juntas de freguesia e realizadas quatro sessões de esclarecimento. 

Por outro lado, deixam o aviso que, se o plano for rejeitado, “existem, no país, várias associações que querem entrar”.