Transformação pastoral da Diocese de Leiria-Fátima a partir de setembro 

Está em curso uma transformação pastoral na diocese. “Os tempos de profunda transformação social, espiritual e cultural em que vivemos, requerem de nós modos novos de pensar, viver e agir, para sermos fiéis à fé que recebemos”, defende o bispo diocesano, partindo da “atitude renovadora, a que o Papa Francisco chama “conversão pastoral”.  

Este caminho de transformação “requer, também, uma renovada organização pastoral” organizando as 73 Paróquias em 17 Unidades Pastorais (UP) e 7 Vigararias, realça D. José Ornelas, em comunicado de 12 de agosto. 

O novo mapa reorganização pastoral da Diocese é “fruto de um caminho bastante discutido e avaliado, que foi crescendo em consenso ao longo de mais de um ano, com o contributo dos sacerdotes que servem as comunidades e dos leigos que participaram no processo, a partir das suas paróquias e vigararias”, defende o bispo diocesano.  No futuro, “se a experiência revelar útil e conveniente, a organização pode ser retocada e melhorada”, acrescenta o prelado.