Alice em evidência no Europeu de sub-22

Depois do brilharete na European Silver League pela Seleção Nacional ‘A’, Alice Clemente tornou a representar Portugal ao mais alto nível, desta vez no Campeonato da Europa de Sub-22. A oureense voltou a cotar-se como uma das melhores jogadoras nacionais, num torneio marcado pela inexistência de vitórias lusitanas.
Integrado na Pool II, Portugal perdeu contra República Checa (3-1), Sérvia (3-0) e Polónia (3-0), despedindo-se da prova no último lugar do grupo e sem acesso às meias-finais.
Apesar do insucesso coletivo, este Euro 2024 ficou igualmente marcado pelo bom desempenho individual de Alice Clemente, líder inquestionável desta geração. A antiga jogadora do Clube de Vólei do Colégio do Sagrado Coração de Maria e também do Centro Desportivo de Fátima foi a melhor pontuadora do duelo que marcou a despedida de Portugal: 17 pontos diante da Polónia, num desafio que as lusitanas perderam pela margem máxima, embora os números dos parciais revelem que esse foi mesmo o jogo que as portugueses estiveram mais perto de vencer: 25-23, 27-25 e 25-23.
A Pool II do Campeonato da Europa de Sub-22 teve lugar no Palazzetto dello Sport, em Copertino, Itália, entre 1, 2 e 3 de julho. Itália e Sérvia jogaram a final, reeditando a decisão do torneio anterior, com as italianas a revalidarem o título de campeãs europeias do escalão, mantendo as sérvias na condição de vice-campeãs da Europa.
Foi a segunda participação de Alice Clemente num grande torneio internacional só em 2024. A oureense já tinha sido determinante na histórica conquista da European Silver League, proeza que vale a subida de Portugal à Golden League, já na próxima época.Também este ano, Alice Clemente conquistou a Taça de Portugal pelo Benfica.