Ourém conquista prémio com projeto de cidadania jovem

Autarquia do Ano

O projeto “Eu no Mundo AMOURÉM”, uma extensão da já reconhecida Assembleia Jovem de Ourém (AJO), foi distinguido na 6.ª edição do Prémio Autarquia do Ano, na categoria de Democracia, Igualdade e Participação Cívica – Ação Cívica Jovem

CARLA PAIXÃO

Com este prémio, a Assembleia Municipal de Ourém, mentora do projeto, vê reconhecido o seu trabalho de promoção da cidadania ativa entre os mais jovens, através de uma plataforma inovadora de participação política e cooperação internacional juvenil.

A AJO recria o modelo da Assembleia Municipal, permitindo que estudantes dos 10 aos 18 anos desenvolvam propostas concretas para o concelho, que são debatidas e votadas em sessão plenária oficial. Os alunos vencedores têm a oportunidade de integrar o projeto “Eu no Mundo AMOURÉM”, que leva esta vivência cívica para fora de portas.

Através de missões de intercâmbio e cooperação em territórios com os quais Ourém mantém relações de geminação — como Ourém do Pará (Brasil) e São Filipe, na Ilha do Fogo (Cabo Verde) —, os jovens ourienses participam em experiências transformadoras, refletindo sobre desenvolvimento sustentável, diversidade cultural e cidadania global. A edição de 2024 levou cinco alunos e uma professora até Cabo Verde, entre os dias 9 e 13 de junho.

A distinção nacional sublinha o compromisso do Município com uma juventude participativa, crítica e globalmente conectada. Como salientado na candidatura, “esta articulação entre os projetos permite conectar a participação local à consciência global, reforçando o papel dos jovens como agentes de transformação”.

A entrega dos galardões decorreu na quinta-feira, 25 de setembro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, numa iniciativa promovida pelo ECO, com o apoio do Grupo Mosqueteiros.

Durante a cerimónia, Silvério Regalado, secretário de Estado da Administração Local e ex-autarca, destacou o papel essencial do poder local e defendeu a importância de valorizar e apoiar as autarquias. Já Diogo Agostinho, COO do ECO, frisou a qualidade das mais de 90 candidaturas recebidas nesta edição, considerando que “sem poder local e sem a sua qualidade, este país seria um bocadinho mais atrasado”.

A atribuição do Prémio Autarquia do Ano — que inclui o direito de utilizar um selo distintivo nos materiais de comunicação — reforça a credibilidade e visibilidade de projetos como o da AJO e o “Eu no Mundo AMOURÉM”, consolidando Ourém como um município inovador na promoção da participação cívica juvenil.