A AbDEGAS dos cafés e das tabernas
Apresentação de novo livro de José Carlos Godinho
A Biblioteca Municipal de Ourém acolheu no passado sábado, dia 20, a apresentação do novo livro de contos de José Carlos Godinho, “Contos de AbDEGAS”. 10 estórias sobre Ourém e os seus habitantes, imortalizados nos contos pelo autor.
Eva Gomes
“Contos de AbDEGAS”, a nova coletânea de contos de José Carlos Godinho, transporta o leitor para uma Ourém do passado, onde se recorda os cafés, tabernas e adegas do antes. O autor, natural de Ourém, traz-nos recortes da vida real às suas estórias fictícias.
José Carlos Godinho explica que o título do livro é um jogo de palavras. O destaque que se dá a “Abdegas” (nome que os romanos davam a Ourém) é proposital. A letra “d” quase apagada, destaca a palavra “Adegas”, levando o leitor a crer que se trata de um livro sobre adegas. E não estaria errado, de acordo com o autor. Os contos são sobre as adegas de Ourém, ou da antiga Abdegas. A palavra tem assim um “duplo sentido”.
A apresentação do livro foi conduzida por Carmen Zita Ferreira, bibliotecária na Biblioteca Municipal de Ourém. Apesar de poucas pessoas terem comparecido à apresentação do livro, o autor garantiu que os “livros esgotaram nas papelarias locais”.
(Artigo completo na edição de 26/09/2025)