20 anos ao serviço da Comunidade 

Associação de Bem-Estar de Urqueira 

A Associação de Bem-Estar de Urqueira celebrou, no passado domingo, dia 21, o seu 20º aniversário. Foi ainda comemorado o 10º aniversário da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), inserida na instituição. O convívio animou os utentes e os familiares desta organização, em que até se cortou um bolo, para festejar este grande aniversário. 

Eva Gomes

Já lá vão 20 anos desde que a Associação de Bem-Estar abriu as suas portas aos primeiros utentes de Urqueira. Ainda hoje está lá a utente número um. A missão, sempre clara, desde o primeiro dia é: “O utente está em primeiro lugar e procuramos dar o melhor aos nossos utentes. Servir a comunidade”, de acordo com a diretora da associação, Rita Paulos. 

Apesar de estarem ao serviço da comunidade de Urqueira há 20 anos, nem sempre foi nos moldes atuais. Como o presidente da Associação , Américo Neves, explica, nos primeiros tempos apenas davam apoio domiciliário aos residentes de Urqueira. Há 10 anos expandiram os serviços e abriram a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), que hoje acolhe 32 pessoas. “Temos tentado melhorar cada vez mais, temos cada vez mais capacidade e mais serviços”, garante Américo Neves.  

Esta celebração foi marcada pelo vento forte que se fazia sentir, que derrubou um guarda-sol que estava no local. Foram poucos os urqueirenses que estiveram presentes, mas a festa prosseguiu. Após os discursos de abertura das celebrações, seguiu-se uma visita às obras de ampliação. De seguida, teve início um convívio organizado pela Associação de Bem-Estar, tendo sido cantados os parabéns e cortado o bolo, assinalando este aniversário. 

“Temos uma lista extensa de espera, tanto para homens como para mulheres” contou Rita Paulos. Não existem vagas suficientes na Associação de Bem-Estar para poder servir toda a comunidade, de acordo com a diretora. As vagas que surgem, cedo esgotam, e a lista “de centenas” continua a crescer. 

Para resolver este problema, com o apoio da Câmara Municipal de Ourém, estão a ser realizadas obras para expandir a ERPI. Mais quartos significam “melhor qualidade no serviço”, segundo o presidente da instituição. 

No seu discurso, Américo Neves refere que, para “continuar a melhorar o serviço”, esperam, num futuro, próximo “aumentar a sala de estar, construir um espaço exterior, para uma horta vertical e um galinheiro”. 

“A associação nasce de um sonho e com empenho esforço conseguiram envolver a comunidade, conseguiram constituir a instituição”, concluiu o presidente da instituição. 

Também presente na celebração, Luís Miguel Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Ourém, felicitou a Associação do Bem-Estar de Urqueira. Para além de elogiar o trabalho dos funcionários e da direção, e de “agradecer a todos que ao longo dos anos fizeram com que esta instituição esteja de pé”, falou um pouco sobre as obras que têm sido realizadas. 

“A associação conseguiu prever que era pequena para as necessidades que tem. Foi um processo difícil para conseguirmos arranjar financiamento”, explicou o presidente de Câmara. Depois da normalização de documentos e licenças, “houve a possibilidade de candidatura no âmbito do PRR para esta ampliação”. Garantiu que, “obviamente, o próximo executivo terá condições para apoiar as obras que são necessárias nesta instituição”, numa promessa de que o Município continuará a apoiar as instituições do concelho, como a Associação de Bem-Estar de Urqueira. 

Rita Paulos olha para o futuro da instituição com esperança. “Nem consigo imaginar o que poderá ser daqui a 20 anos. Estou aqui há 5 e, em 5 anos, aconteceram tantas coisas. Daqui a 20 é multiplicar. O céu o limite.”, concluiu a diretora.