A Equação do Crescer
Cada aula é um ensaio, cada experiência é uma reação em cadeia
Por Ana Freire
Professora
Começou o frenesim do início das aulas!
A vida retoma a sua órbita: terminado o verão, voltamos ao mesmo ponto, às nossas rotinas e expectativas, como que atraídos pela invisível força da gravidade.
No portão de cada escola, os pais são como pequenos aceleradores de partículas, lançando os filhos em várias direções, carregados de energia cinética e de esperança.
Nas mochilas, pesadas, os nossos meninos e jovens trazem algo mais valioso do que livros: o potencial químico para reações futuras, encontros improváveis e amizades que se ligam, tal como átomos a formar moléculas.
Nos corredores, o cheiro dos livros novos mistura-se com o saudável e inconfundível som dos jovens que “invadem” as nossas escolas, rejuvenescendo o espaço e trazendo energia à rotina que os espera.
E é dentro das salas de aula que tudo acontece. Fazendo jus ao sonho dos alquimistas — transformar outros metais em ouro, transcendendo os limites da química — os professores misturam paciência e conhecimento e, com uma pitada de desafio, transformam em descoberta a curiosidade e o medo de cada aluno.
Como catalisadores discretos, os professores ajustam a temperatura emocional da sala de aula. Sabem que, por vezes, é preciso uma energia de ativação — uma pergunta inesperada, um sorriso ou um ralhete no momento certo — para que os alunos passem do estado sólido da timidez para o estado gasoso da participação.
As primeiras semanas são um laboratório vivo, cheio de variáveis e experiências que marcam. Tal como na ciência, na vida escolar não há certezas absolutas, apenas aproximações, melhorando a cada tentativa, a cada falha, a cada hipótese reformulada.
Como eletrões em movimento, o ar do reinício carrega-se de nervosismo e ansiedade. O tempo parece ganhar massa e a tal força invisível vence a inércia das férias.
E, quando damos conta, o Sol já se põe mais cedo, e as manhãs ficam mais frias. O ano letivo ganhou ritmo próprio. A equação está em curso.
E nós — professores, alunos, pais — seguimos juntos neste grande laboratório chamado vida, onde cada experiência é uma faísca e cada aula é um ensaio.
Crescer é a mais bela reação em cadeia.
É a equação da vida!
“E é dentro das salas de aula que tudo acontece. Fazendo jus ao sonho dos alquimistas…”