«Sinto-me honrada! O nível é muito alto»
Joana Pontes é a primeira oureense a participar nos Campeonatos Mundiais de Atletismo e será a única representante de Portugal no sector feminino dos 35km marcha. Entrevista exclusiva ao Notícias de Ourém, a caminho do Japão.
ENTREVISTA DE ANTÓNIO ADÃO FARIAS
Notícias de Ourém – Está de volta aos grandes palcos internacionais e logo para representar Portugal nos Campeonatos Mundiais de Atletismo. A Joana integra a Seleção Nacional, mas não se trata propriamente de uma convocatória. É uma presença que resulta do seu mérito e dos resultados que foi obrigada a atingir.
Joana Pontes – Sim, existe todo um processo de qualificação: temos uma marca de qualificação direta e temos a qualificação através do ranking. É definido o número máximo de atletas e a quota de participantes. No meu caso, para os 35km marcha, são 50 atletas. A qualificação é feita com base em duas provas com esta distância. O resultado dessas duas provas, dá qualificação ou não. Fiz o Campeonato Nacional, em janeiro, onde fui vice-campeã; depois, fiz outra prova, em julho, onde registei recorde pessoal. Com estes […]
Leia o artigo completo na edição de 5 de setembro