Editorial

Por Francisco Pereira

Nesta nova etapa, as minhas primeiras palavras vão para a administração da empresa proprietária do jornal Notícias de Ourém, para os diretores que me antecederam e para todos os colaboradores, antigos e atuais, agradecendo o trabalho desenvolvido e a possibilidade de chegarmos aqui com um jornal vivo e com muito para dar aos leitores e à sociedade. Não será segredo para ninguém que a imprensa local e regional enfrenta dificuldades em termos da própria subsistência e sustentabilidade, assim como uma crescente resistência em chegar ao leitor.

A solução para reverter este estado de coisas até pode parecer fácil, “bastaria” aumentar as receitas (de publicidade, de venda de jornais, etc.), mas o caminho para lá chegar nem tanto e exige empenho e criatividade. É neste contexto, desafiante, que me apresento como novo diretor do Jornal. Sou formado em Direito e tenho feito da advocacia a minha vida profissional. Nas horas que me sobram da vida pessoal e profissional, que não são muitas ou, pelo menos, tantas quanto gostaria, dedico-me, também, ao associativismo e ao desporto, tarefas às quais, de ora em diante, acrescento esta, a de ser diretor do Notícias de Ourém. Espero que isto represente uma nova etapa não só para mim, estreante nestas andanças, mas sobretudo para o Jornal, que precisa de se ir renovando e reinventando para se manter vivo. Sem prejudicar aquilo que é a essência e o legado deste Jornal, pretendemos introduzir algumas alterações ou, diremos antes, adaptações aos novos tempos.

Desenvolver o digital e alargar as fronteiras do Jornal para lá do nosso Concelho são ideias sobre as quais iremos trabalhar nos próximos tempos, com o objetivo de captar mais leitores e chegar a públicos-alvo onde, atualmente, não chegamos. Em termos de linha editorial, pretendemos manter o compromisso para com os eleitores de uma informação livre e independente. Seremos apartidários sem ser apolíticos, imparciais e independentes sem ser desinteressados ou desapaixonados e estaremos sempre comprometidos com o leitor.

E, por falar em leitor, também queremos aproximar o jornal das pessoas e da sociedade. Para isso, convido todos os leitores a, sempre que assim o entenderem, enviarem-nos as suas críticas, ideias e sugestões, nomeadamente sobre o que é ou deve ser o Notícias de Ourém, mantendo-se os nossos contactos, sempre, à vossa disposição