Festa do padroeiro, Santo Agostinho
Diocese de Leiria-Fátima
A Diocese de Leiria-Fátima vai celebrar, na quinta-feira, 28 de agosto, a festa litúrgica de Santo Agostinho, padroeiro principal da diocese, juntamente com Nossa Senhora de Fátima. A Eucaristia solene decorrerá às 21h00, na igreja dedicada ao santo, em Leiria, e será presidida pelo bispo diocesano, D. José Ornelas.
A celebração pretende reunir toda a comunidade numa vivência de fé e comunhão, prestando homenagem à memória e ao testemunho de Santo Agostinho. O convite é dirigido de forma especial a sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos que colaboram de perto na vida pastoral da Diocese, bem como aos membros dos serviços e conselhos diocesanos, movimentos e associações, “como sinal de unidade e compromisso eclesial”.
Santo Agostinho foi escolhido como padroeiro da Diocese em 1918, quando esta foi restaurada, devido à ligação histórica de Leiria ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, pertencente à Ordem de Santo Agostinho, entre o século XII e 1545. Mais tarde, em 1962, o Papa João XXIII, atendendo ao pedido do bispo da época e ao impacto das aparições de Fátima, declarou Nossa Senhora de Fátima co-padroeira da Diocese, mantendo Santo Agostinho. Em 1984, a Diocese adotou oficialmente a designação Leiria-Fátima.
(Fonte: GIC Diocese Leiria-Fátima)
