Bombeiros reforçam equipas e apoiam combate em vários pontos do país
Ourém: concelho permanece “calmo”, mas mantém “estado de alerta”
Ourém sem “grandes incêndios”. Bombeiros mantêm-se alerta, reforçam equipas e asseguram apoio a nível nacional
Carla Paixão
O concelho de Ourém tem-se mantido “calmo” em matéria de incêndios florestais, confirmou ao Notícias de Ourém o comandante dos Bombeiros Voluntários, Guilherme Isidro. Ainda assim, face ao estado de alerta, a corporação reforçou os meios e tem assegurado três destacamentos permanentes no combate nacional, em incêndios como os de Piódão, Covilhã e Lousã, garantindo, em simultâneo, duas equipas de prontidão para resposta local.
“O Corpo de Bombeiros de Ourém reforçou as suas equipas para os incêndios florestais e tem tido, permanentemente, três equipas fora. Desde o dia 14 até hoje, temos assegurado rendições e três viaturas, sempre em apoio à segurança do país”, afirmou Guilherme Isidro.
Apesar do empenho a nível nacional, o comandante assegura que a resposta local nunca foi comprometida. “Reforçámos as equipas e estamos a apoiar o combate aos incêndios noutras regiões. No total, formámos cinco equipas de combate: três têm estado permanentemente destacadas e as restantes ficam de prevenção. Mantemos dois dispositivos para o concelho, que felizmente não tem registado ocorrências — e ainda bem.”
Na última segunda-feira, 18 de agosto, os bombeiros de Ourém foram também chamados a Santa Catarina da Serra (Leiria). “Mobilizámos um veículo, essencialmente para zona de mato. Não foi um incêndio de grande dimensão, foi um incêndio pequeno.”, acrescentou.
(Notícia completa na edição do Notícias de Ourém de 22/08/2025)