Onde estamos 10 Anos Depois
Ocupação #10.0 invade vacaria em Fátima
Uma vacaria abandonada, um local deserto e uma ideia. Foi assim que aconteceu o Ocupação #10.0, uma mostra de artes, com concertos e conversas sobre o que foi feito e deixado por fazer nos últimos 10 anos, nos dias 8 e 9 de Agosto.
EVA GOMES
Num lugar remoto, em Fátima, rodeado por floresta serrada, encontra-se uma vacaria que foi abandonada. Neste lugar inusitado, quatro associações juntam-se para trazer a segunda edição do Ocupação. A organização contou com o trabalho coletivo da Ocupação, Albardeira, Montamora Sport Club e Salamandra Ativa. Juntos, trouxeram artistas de todo o país a este local esquecido, para o embelezar e deixar marca.
A transformação foi sentida por quem lá entrava. Todos eram convidados a entrar e acrescentar algo. Foram disponibilizados espaços de grafiti para crianças, e também para os adultos que quisessem expressar artisticamente. A música ambiente, responsabilidade de um vasto leque de músicos português, deixava o ambiente mais descontraído.
Dentro do edifício da antiga vacaria era possível percorrer várias instalações artísticas e outras obras de arte, todas elas expostas por artistas lusitanos. Temas sociais, políticos e até ambientais, deram um toque solene aos grandes espaços outrora vazios.
Com o tema “o que não aconteceu em 10 anos”, os participantes foram levados a refletir sobre Portugal, o concelho de Ourém e o que se deixou por fazer pelo meio.
(Notícia completa na edição do Notícias de Ourém de 14/08/2025)

