Tomar, Tesouro Escondido 

A chegada da Internet veio alterar muitos hábitos e continua a desbravar caminhos novos. A maneira como comunicamos uns com os outros, por exemplo com as redes sociais. A maneira como nos alimentamos, com comida encomendada numa aplicação de telemóvel e distribuída no local desejado. A maneira como fazemos compras, com acesso a muito maior variedade de produtos e mais facilidade de os receber comodamente. A maneira como acedemos ao conhecimento, por filmes, livros, jornais. E até a maneira como nos deixamos manipular por teorias da conspiração, notícias falsas, burlas. 

Olhando para as nossas vidas de há meio século (pelo menos para quem já passou de meio século de vida), o nosso ritmo atual pareceria totalmente irreconhecível se pudéssemos recuar no tempo. 

E as viagens também mudaram. Primeiro, pela democratização dos meios de transporte. Das viagens de carro às viagens de avião, ficou tudo muito mais acessível para as bolsas comuns. E a organização de uma viagem já não tem de ser como era há algumas décadas. 

As plataformas eletrónicas de reservas tornaram-se acessíveis a todos e já não precisamos de recorrer a um agente especializado para encontrar um alojamento do outro lado do mundo, nem para encontrar o melhor itinerário para lá chegar. 

Veio-me isto à ideia a partir de uma notícia curiosa sobre a nossa vizinha cidade de Tomar. 

Tomar, cidade implantada nas margens do rio Nabão, surgiu recentemente no primeiro lugar da lista de “Melhores Tesouros Escondidos da Europa”, segundo a HomeToGo. Tesouros turísticos, evidentemente. Não é nenhum tesouro templário escondido em alguma gruta ou em alguma galeria secreta. 

Não se trata de nenhum concurso, nem de nenhum troféu. Nem se trata de um organismo internacional de turismo. É uma lista elaborada por uma plataforma de reservas online, com base em critérios como o número de pesquisas e comentários favoráveis. Mas não podia estar mais de acordo que Tomar é um caso de sucesso, que combina uma extraordinária capacidade de bem receber com características únicas, aliando calma, natureza, tradição, história, património e gastronomia capazes de proporcionar uma experiência singular aos visitantes. 

A HomeToGo não é, provavelmente, a empresa mais conhecida deste ramo de negócio. Tem sede em Berlim e opera na internet a nível global, colocando proprietários de alojamento em contacto direto com quem procura este serviço. Talvez menos conhecida do que as grandes marcas que até fazem publicidade na TV, como a Trivago, ou como AirBNB, Booking ou TripAdviser. Mas surge regularmente entre as dez empresas deste ramo com mais visibilidade no mercado. 

Segundo a página da HomeToGo, a listagem dos Tesouros Escondidos é feita com base em critérios como: tempo, calma, espaço envolvente, tendências de pesquisas dos utilizadores, percursos de caminhadas, comida e bebida e, finalmente, preços do alojamento. 

Seja como for, esta lista nos últimos dias tem feito sucesso nas redes sociais e na imprensa especializada, porque, apesar de tudo, é um orgulho ver como uma cidade nossa vizinha vai tendo o merecido reconhecimento a nível mundial. 

Esperamos que esta distinção de Tomar, juntamente com a passagem do Agroal na RTP na passada terça-feira, sejam inspiração para bons passeios nestas férias. A começar já este fim-de-semana, com a conhecida Festa Templária. 

JF