Quem anda a MIL…AGE!
Ourém recebeu, a 8 e 9 de julho, a IX CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE APRENDIZAGEM MÓVEL NO PROJETO MILAGE, com o tema “A Família e a Escola nas Novas Ecologias de Aprendizagem”, e 7.ª Edição dos Prémios MILAGE APRENDER+ 2024/2025, numa organização conjunta do Agrupamento de Escolas de Ourém, do Município, do Centro de Formação Templários e do projeto Milage.
Financiado pela União Europeia, através do programa ERASMUS+, o projeto conta com sete parceiros de quatro países: Portugal, Universidade do Algarve (que coordena) e Escola Secundária Pinheiro e Rosa; Noruega, Universidade de Nord e Escola Secundária de Verdal; Espanha, Universidade da Extremadura, Escola Secundária de Norba Caesarina; e Turquia, Universidade de Cag. O projeto envolve mais de 180.000 utilizadores, de mais de 400 escolas destes quatro países. A plataforma foi desenvolvida com vista a promover a prática de aprendizagens inovadoras, utilizando smartphones ou tablets, através de um modelo pedagógico desenvolvido para motivar os alunos, proporcionando-lhes diferentes estilos de aprendizagem em ambiente gamificado e com vídeos educacionais. Começou por disponibilizar materiais para o ensino da Matemática e atualmente contém materiais para todas as disciplinas, organizados por anos de escolaridade, que podem ser utilizados em sala de aula ou fora dela, com total autonomia do aluno.
A sessão deste ano, destinada a alunos e professores, incluiu uma manhã de atividades no Agroal para os jovens e de palestras e partilhas de experiências nas escolas para os professores. Destaco a conferência “As Novas Ecologias de Aprendizagem Digital com Dispositivos Móveis”, pelo professor António Moreira, da Universidade Aberta, que colocou a tónica na nossa capacidade de gerir as tecnologias de modo responsável, fazendo delas aliadas, com segurança e consciência. Seguiu-se a mesa redonda “Aprender Juntos: A Escola e a Família no Ecossistema MILAGE”, também muito interessante.
À tarde, foi dada voz aos alunos com os projetos a votos e entrega dos vários prémios: Aluno Digital MILAGE APRENDER+; Aluno Autor MILAGE APRENDER+; Prémio Pontuação MILAGE APRENDER+ e o prémio Professor Inovador Autor MILAGE APRENDER+.
É de realçar que a Meia Maratona da Matemática MILAGE APRENDER+ é uma competição de matemática onde os alunos resolvem tarefas na aplicação, premiando aqueles que obtêm as melhores pontuações e que este ano foi ganha pela turma do 11ºA da Escola Básica e Secundária de Ourém, orientada pela professora Eunice Ferreira.
Para a manhã de dia 9, ficou reservado o workshop “Educação STEAM com a MILAGE: Articular Saberes e Resolver Desafios”. STEAM é um acrónimo para Science, Technology, Engineering, Arts, and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). A educação STEAM vai além da simples soma dessas disciplinas, buscando a integração e a aplicação prática do conhecimento em cada uma delas, com foco na inovação, interdisciplinaridade, no trabalho colaborativo e de projeto, preparando os alunos para os desafios do século XXI. E que desafios imensos se adivinham para os nossos alunos…
Foram dois dias de partilhas muito ricas e os vários testemunhos, de professores, alunos e encarregados de educação, atestam que, desta forma, lúdica, interativa, digital, mas humana, aprender é de facto mais fácil e divertido e o projeto MILAGE tem demonstrado resultados muito animadores, nomeadamente na avaliação externa, sobretudo na sempre difícil área da matemática. Mas quem anda a MIL…AGE!
Prof. Lurdes Ferreira

