Festa Templária de volta a Tomar 

A Festa Templária está de volta a Tomar, já no próximo fim de semana. A edição deste ano evoca os 830 anos da morte de Gualdim Pais, 1º mestre templário, em 1195, com o tema “As Memórias do Fundador”. 

Entre tendas, armamentos e demonstrações de combate, explore um acampamento militar, onde serão recriadas as vivências dos monges-cavaleiros, pratique o tiro ao alvo e apure ou desfrute das vivências deste espaço preenchido com artes e ofícios medievais. 

Logo à entrada de Tomar, chegando de Ourém, na Várzea Pequena e na ilha/jardim do Mouchão, tem um acampamento sarraceno a testemunhar o legado islâmico do território. As suas cores, aromas e sabores fazem deste lugar um espaço exótico e misterioso. Por aqui encontrará também uma quinta dos animais, um espaço pedagógico onde miúdos e graúdos podem conhecer alguns animais domésticos e selvagens. Pode ainda descobrir a arte da cetraria com aves adestradas e apreciar os seus voos. Haverá também um espaço para os mais novos, com jogos medievais. 

A abertura oficial, no dia 10, é pelas 18h00, na Pr. da República onde serão lidas as palavras iniciáticas:Em honra de D. Gualdim Pais, fundador de Tomar e Mestre da Ordem do Templo, dá-se início à Festa Templária. Que se faça celebração, e que não faltem à mesa, o pão, o vinho e a alegria. Tomar abre as suas portas ao passado glorioso”.