Cardeal Robert Prevost é o novo Papa 

Bispo de Leiria-Fátima e Reitor do Santuário de Fátima manifestam entusiasmo e esperança  

O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi eleito Papa na quarta-feira, 8 de maio, assumindo o nome de Leão XIV, após dois dias de Conclave.  

Aos 69 anos, o novo Papa, o primeiro pontífice dos Estados Unidos da América, traz um perfil marcado por uma formação intelectual sólida, pela profunda espiritualidade agostiniana, e por uma longa experiência missionária, sobretudo no Peru, onde viveu e exerceu importantes funções pastorais e formativas. A sua eleição surge após dois dias de intensas deliberações entre os cardeais eleitores e foi anunciada ao mundo pelo tradicional sinal do fumo branco, pouco depois das 17h00 em Roma. 

Segundo informações avançadas pela imprensa italiana, o cardeal Robert Francis Prevost terá sido eleito com cerca de 100 votos, um número significativamente superior aos 89 necessários para a eleição de um novo Papa. A informação, embora não oficial, baseia-se em testemunhos de vários cardeais de diferentes países, recolhidos após o Conclave. Apesar do juramento de sigilo absoluto que rege o processo, esses relatos sugerem um consenso expressivo em torno de Leão XIV.