Centro de Bem Estar do Bairro
30 anos ao serviço da comunidade
O Centro de Bem-Estar do Bairro, na freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias, concelho de Ourém, assinalou na segunda-feira, 24 de fevereiro o seu 30º Aniversário.
A data foi comemorada de forma singela, com um almoço entre vários elementos da direção e com um momento de celebração que juntou funcionários, crianças e idosos, para cantar os parabéns a uma casa que acolhe e é colo de muitos.
O Jornal Notícias de Ourém visitou a instituição que, aos dias de hoje, serve miúdos e graúdos, nas valências de Creche, Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF), Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL), Centro de Dia, Centro de Convívio, Serviço Domiciliário e Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI).
Em dia de festa, conversámos com o presidente da direção, David Catarino, que nos contou sobre o nascimento da instituição, o seu percurso e os desafios que enfrenta em “idade adulta”.
Fundado em 1995, o Centro de Bem Estar do Bairro surgiu para responder a uma necessidade identificada na altura, “a falta de opções para as crianças após o período escolar”, como explica David Catarino: “Quando as crianças terminavam a escola, ficavam na rua, porque não tinham outra opção. Isso não era mais possível. Decidiu-se então criar uma resposta social para dar apoio a essa franja da população e surgiu o chamado ATL, que na altura começou por funcionar no Salão Paroquial. Faz hoje 30 anos, a Notária veio aqui ao Bairro e a escritura de constituição foi formalizada no Salão da Igreja”.