Comissão do Poder Local aprova desagregação de três uniões de freguesias em Ourém
O grupo de trabalho parlamentar para a desagregação de freguesias votou a favor de 124 processos e chumbou outros 65 por não reunirem condições para o efeito. Em Ourém, foram aprovadas as propostas de desagregação da União de Freguesias de Matas e Cercal, União de Freguesias de Rio de Couros e Casal dos Bernardos, e União de Freguesias de Gondemaria e Olival.
CARLA PAIXÃO
A Comissão do Poder Local e Coesão Territorial ratificou no dia 17 de dezembro, as votações indiciárias tomadas pelo grupo de trabalho responsável pela análise dos 188 pedidos de desagregação de freguesias unidas no âmbito da Lei Relvas, em 2012/2013. A validação da desagregação das 124 uniões de freguesias, pode conduzir mais de 270 freguesias à situação em que estavam antes da reforma administrativa de 2013.
No caso de Ourém, a concretizar-se o pedido de desagregação das uniões de freguesias de Matas e Cercal, Rio de Couros e Casal dos Bernardos e Gondemaria e Olival, o concelho passará de 13 para 16 freguesias.
Contactados pelo Jornal Notícias de Ourém, os presidentes de Junta das uniões de freguesia em questão, pronunciaram-se relativamente a um possível “regresso ao passado”, evidenciando as prováveis vantagens e desvantagens para as suas populações, caso o processo de desagregação seja efetivamente aprovado pela Assembleia da República.
(Notícia completa no Jornal Notícias de Ourém, edição 27 de dezembro de 2024)