Veteranos de Fátima juntam mais de 600 pessoas no Salão da Ortiga 

Sopas de Verde: a tradição servida à mesa 

O tradicional almoço das Sopas de Verde, organizado pelo Clube de Veteranos de Fátima (CVF), juntou no domingo, 10 de novembro, mais de 600 pessoas no Salão Paroquial da Ortiga. O chamariz foi a degustação de um “prato à antiga” e a promessa de uma boa tarde de convívio. 

Os veteranos trocaram o equipamento de jogo pelo avental e as suas maiores apoiantes, mães, esposas, companheiras e amigas, saltaram da bancada do estádio e juntaram-se às cozinheiras, na cozinha do Salão da Ortiga, para a confeção das Sopas de Verde. 

A iniciativa, que já faz parte do mapa de “jogos” do Clube, concretiza-se há mais de 10 anos, sempre no segundo domingo de novembro. Este ano, na organização do evento estiveram envolvidas mais de 70 pessoas, que durante dois dias seguidos trabalharam em equipa para que nada falhasse. “Nos primeiros anos, as coisas não correram muito bem. Faltou comida. Não contávamos com tanta gente. Agora, que já sabemos como é, corre sempre bem. Este ano comprámos 200 quilos de carne”, conta Jorge Russo, vice-presidente do CVF. 

Entre brindes, cânticos futebolísticos e abraços aos amigos de longa data, foram-se servindo os convidados, manifestamente satisfeitos com o repasto. Um prato típico da região, a “fazer lembrar outros tempos”.