Vilarense pujante Vasco eliminado Caxarias afastado

A fase de grupos da Taça do Ribatejo terminou agridoce para as equipas de Ourém: o Vilarense apurou-se para a pré-eliminatória, mas Caxarias e Vasco da Gama ficaram pelo caminho.
Boa notícia: ou excelente, avaliando pelo percurso do Vilarense nas três jornadas da Série 2. A turma de Carlos Gonçalves desfilou sobre os rivais, vencendo todos os jogos para terminar com 9 pontos e o estatuto de melhor ataque da fase de grupos: 12 golos marcados, contra apenas 2 sofridos.
A fechar a sua série, o Vilarense goleou o Paço dos Negros: 6-1 em Vilar dos Prazeres. Sem margem para dúvidas, nem exposto a interpretações dúbias do regulamento, o Vilarense segue em frente na Taça do Ribatejo.
O Caxarias é que já não pode gabar-se do mesmo. Face à letra do regulamento, o emblema da Chã estaria qualificado, ao abrigo do critério que obriga a retirar às equipas todos os pontos realizados diante do último classificado de cada grupo. Se assim fosse, o Caxarias terminaria com 4 pontos, à frente de Tramagal (3), Vasco da Gama (3) e Marinhais (1). Só que a Associação de Santarém teve outra interpretação: afinal, os vencedores do grupo passam diretamente e não são sujeitos ao tal critério, mesmo que isto não esteja plasmado no regulamento da competição. Assim sendo, o Caxarias caiu para o 3.º lugar e não entrou sequer nas contas que apuraram os quatro melhores segundos classificados. O Vasco da Gama também foi eliminado, embora de ‘forma mais pacífica’.