Obras no centro de saúde, na escola e na rede viária aprovadas 

A segunda parte da sessão de 30 de setembro foi realizada a 3 de outubro, à noite. A sessão de continuação da anterior reunião, serviu para apreciar e votar os restantes pontos da ordem de trabalhos. 

Intervenção na antiga praça de touros no Vilar 

A Câmara de Ourém vai proceder à requalificação da antiga praça de touros, em Charneca, Vilar dos Prazeres, transformando-a num espaço coletivo para usufruto da comunidade. Para tal, irá assinar um contrato de comodato com a Associação Filarmónica 1.º Dezembro Cultural e Artística Vilarense Reis Prazeres, proprietária do espaço. O acordo implica a cedência do terreno de 2.200 m², por 50 anos, ao Município, de acordo com a proposta aprovada na sessão de 3 de outubro. O presidente da Câmara adiantou ainda que deverá haver uma adenda a este protocolo, uma vez que não ficou definida uma “cláusula do usufruto deste espaço”, por parte da coletividade. A proposta foi aprovada por unanimidade, com 32 votos favoráveis.  

Reabilitação da Escola IV Conde e no centro de saúde 

A proposta de compromissos plurianuais da reabilitação da EB2,3 IV Conde de Ourém, obra com uma estimativa de custos de 3,4 milhões de euros, com financiamento ainda não confirmado do PRR, foi aprovada na última sessão da Assembleia Municipal, com 32 votos. 

O presidente da Câmara justificou que “das grandes escolas do concelho, já interviemos em praticamente todas, só falta esta e a Freixianda”. O projeto prevê, além da requalificação do edifício escolar, a instalação de mobiliário urbano, redes elétrica e de iluminação interior/exterior, sistema AVAC, segurança contra incêndios, redes de abastecimento de água e de drenagem de esgotos domésticos e pluviais. 

Foi também aprovada a proposta para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde de Ourém.O investimento no valor de 2,4 milhões de euros, com financiamento do PRR, inclui a expansão da ala poente do edifício para acolher a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC), além da remodelação total dos serviços internos. A reestruturação dos espaços exteriores, nomeadamente os acessos e área de estacionamento, está também contemplado.