Abraçar S. Tomé e Príncipe 

Arte e solidariedade de mãos dadas 

Sala completamente lotada, no Teatro Municipal de Ourém, na tarde de 29 de setembro, para receber a 4.ª Gala Solidária da Associação Abraçar São Tomé e Príncipe, destinada a angariar fundos para o Projeto de Desenvolvimento Integrado de Lembá (PDIL),  

Os fundos angariados irão reverter para a construção de um aviário com galinhas poedeiras, um projeto essencial para garantir a melhoria das refeições diárias de mais de 2.500 crianças e 800 idosos nas ilhas de São Tomé e Príncipe. O investimento estimado é de 160 mil euros, e esta iniciativa terá um impacto significativo no desenvolvimento social da região. Como explicaram os responsáveis da Associação ao Notícias de Ourém, “fazer algo ali é sempre mais caro do que fazê-lo cá, uma vez que todos os materiais têm que ir em contentores”. 

Em S. Tomé “não têm nada, inclusive na área da saúde” afirma a responsável. Algo que pudemos constatar através de um filme passado no início da gala. Um povo extremamente pobre, a viver em barracas de madeira, sem estradas, sem água potável e onde a maioria faz apenas uma refeição diária, fornecida pela congregação das irmãs franciscanas hospitaleiras da Imaculada Conceição, liderada pela irmã Lúcia, natural da Caranguejeira.