Escolas: anunciadas obras
O executivo municipal aprovou o estudo prévio para a requalificação da Escola EB 2,3 de Freixianda, a 19 de agosto. O investimento “avultado” de 2.1 milhões de euros visa colmatar várias deficiências e modernizar as infraestruturas do estabelecimento escolar, numa obra que demorará 10 meses. “Vamos ver se conseguimos financiamento para ele”, faz notar o autarca.
As principais intervenções incluem a substituição das coberturas para resolver problemas de infiltrações, a instalação de um sistema de isolamento térmico nas fachadas e a substituição das caixilharias e envidraçados para melhorar a eficiência energética.
Em Ourém, a escola sede do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém vai sofrer obras de requalificação no valor de 3 milhões de euros. O projeto está feito, faz notar o edil ouriense, sendo que o concurso será lançado “no mês de setembro, na expetativa de termos financiamento PRR”.
Creches
Há vários projetos de creches (particulares) em curso, obras estas que contam o apoio do PRR. Já com início de ano letivo garantido, está a creche do Centro Social Paroquial São João Baptista, de Espite. Em curso está a decorrer uma campanha especial para angariar fundos para transformar o muro da fachada com azulejos artesanais pintados à mão. As doações podem ser deixadas na Junta de Freguesia, no Minimercado Mirante e no Centro Social Paroquial S. João Baptista de Espite.