Volta a Espanha coloca Ourém no mapa internacional
Cascais, Malveira da Serra, Linhó, Sintra, Vila Verde, Pero Pinheiro, Mafra, Gradil, Torres Vedras, Bombarral, Óbidos, Caldas da Rainha, Alcobaça, Aljubarrota, Batalha, Fátima, Santa Catarina da Serra… Ourém! É já este domingo que o nosso Concelho vai viver um dos acontecimentos mais marcantes da história moderna do território oureense. Vem aí a Volta a Espanha, com a 2.ª etapa a terminar junto ao Centro de Saúde de Ourém, perante milhares de testemunhas oculares e milhões de telespectadores em todo o Mundo.
A Volta a Espanha tem início este sábado, à boleia de um contrarrelógio individual com 12 quilómetros para rolar entre Lisboa (Padrão dos Descobrimentos) e Oeiras (Forte de Santo Amaro).
A história prossegue no dia seguinte e chega até nós por volta das 16h19, hora prevista para a chegada do grande vencedor de uma etapa ondulada e previsivelmente disputada ao sprint. Exatos 191,1 quilómetros depois, o pelotão será consagrado em plena Cidade de Ourém, perante uns bons milhares de espectadores, muitos deles de visita ao nosso Concelho, atraídos precisamente pela beleza de um evento de dimensão mundial.
Montra turística
À imagem do que aconteceu a 10 de agosto do ano passado, na chegada da 1.ª etapa da Volta a Portugal, também a Vuelta garante a exposição dos ex-libris das localidades anfitriãs, através da cobertura televisiva via helicóptero. O Castelo de Ourém e o Santuário de Fátima estarão seguramente na montra, entrando casa dentro de milhões de pessoas dos quatro cantos do Mundo.
A Volta a Espanha será transmitida via TV para mais de 190 países, contando ainda com a internet e a força das redes sociais para levar esta 72.ª edição a milhões de pessoas de todo o planeta. “Estamos a colocar Ourém no mapa Mundo”, considerou Luís Albuquerque, em setembro do ano passado, perante a confirmação da chegada da Vuelta ao nosso território.
Retorno de 500 mil euros
O presidente da Câmara Municipal empenhou-se pessoalmente na concretização deste objetivo, que representa um investimento de cerca de 150 mil euros para garantir a chegada da Etapa 2 a Ourém.
O impacto económico, esse é garantido, de acordo com os estudos feitos pela empresa promotora da Volta a Espanha. “O retorno direto pode ascender a 500 mil euros por dia, gastos diretamente em hotéis, restauração e comércio”, vaticinou Luís Castro, promotor da passagem da prova por Portugal.
Freixianda também pedala!
Além da 2.ª Etapa da Volta a Espanha, 18 de agosto marca também a realização de outra grande prova em território oureense. A Clássica Feminina também vai rolar este domingo, com início na Freixianda (12h00) e chegada a Ourém (14h00), depois de um périplo por diversas freguesias do Concelho, incluindo Fátima, por exemplo.