Imigração: Legalização e língua são os maiores problemas 

Foi em Caxarias que o Notícias de Ourém encontrou um imigrante Argentino de 72 anos e o filho mais novo, de 25, que escolheram o nosso país e o nosso concelho, para viver. Pedro David, apesar de reformado, continua a emitir programas de rádio para o seu país. O filho, Franco é pasteleiro. Esta é uma história de vida… 

De Caxarias para a Argentina, as notícias 

Mas não se pense que Pedro David vive exclusivamente da reforma que, como nos explica, paga em pesos argentinos, com o câmbio acaba por ser bastante baixa. Em casa tem um computador com um microfone profissional, que o filho mais velho lhe preparou, e é a partir dali que emite, diariamente, três horas para a Argentina e quatro ao domingo. Dá notícias do seu país, põe música… ao domingo o programa é dedicado à música dos anos 60 e 70 e aos passatempos com prémios que as pessoas vão buscar à sede da radio, a Rádio Central da Argentina e, garante-nos, se ele não disser, ninguém percebe que está fora do seu país, até porque mantém as fontes noticiosas que por lá tinha.  

Claro que a uma das grandes dificuldades é a língua. Pai e filho frequentaram as aulas do professor João Vaz mas o processo é mais fácil para Franco que contacta diariamente com o público. Mais velho e com alguma dificuldade de mobilidade, Pedro David pouco sai de casa, um primeiro andar no centro da vila. Mesmo assim, reconhece que foi dos que melhor se adaptou à formação porque os anos anteriores passados em Portugal já lhe haviam dado alguns conhecimentos.