Triunfo caseiro de José Alves e Espite Bicampeão Regional

José Alves foi o grande vencedor do Longo de 31 quilómetros, uma das grandes novidades da 4.ª edição do The Amazing Espite Trail. A correr ‘em casa’, o atleta do CD Espite foi o melhor dos 149 finalistas desta distância, sagrando-se campeão regional de trail… mas apenas no seu escalão (MSen), uma vez que os regulamentos em vigor não consagram o vencedor individual absoluto, embora enalteçam os vencedores de cada faixa etária.
José Alves liderou um top 4 formado por atuais e antigos atletas do Espite: Pedro Calisto foi 2.º na geral (1.º M35), enquanto Marco Francisco (Thomar Athletics) fechou o pódio, com António Almeida (Fátima Trail Team) a chegar minuto e meio depois.
Com dois representantes nas duas primeiras posições, o Espite também contou com o contributo de Sara Pedrosa, cujo 20.º lugar na geral absoluta foi determinante para consagrar este emblema como Campeão Regional de Trail Longo. Bicampeão, aliás, já que o Clube Desportivo de Espite revalidou o título conquistado na temporada passada. Outra complexidade: o CDE venceu a classificação coletiva aos olhos da Associação de Atletismo de Santarém, mas à luz do regulamento ATRP nada ganhou em termos coletivos, uma vez que estes fazem distinção entre equipas masculinas e femininas.
Neste contexto, a desistência de Roberto Baião deixou o Espite sem elementos para fechar classificação coletiva no sector masculino; no feminino, ainda deu para o 2.º lugar por equipas, mesmo com uma das suas atletas na condição de ‘vassoura’ da prova: Sara Pedrosa foi 2.ª classificada, Patrícia Carreira foi 4.ª e Filipa Gameiro fechou (propositadamente) no 38.º e último lugar. Ana Rodrigues (Saca Trilhos) foi venceu o sector feminino.

Fátima vence Sprint feminino
A contar para o Circuito Nacional de Trail Sprint e logo como Série 150, a prova de 25 quilómetros ficou marcada pela vitória do conceituado Dário Moitoso (Furfor), mas também pelo bom desempenho dos representantes do Fátima Trail Team.
A formação feminina foi mesmo a vencedora da tabela coletiva, graças aos resultados alcançados por Rita Maia (3.ª na geral feminina e 2.ª FSen), Cidália Silva (5.ª na geral e 1.ª entre as F45) e Sílvia Jorge (14.ª na geral). A equipa masculina do Fátima Trail Team quase entrou no pódio: 4.º lugar, graças a Renato Lopes (8.º na geral absoluta e 1.º M45), Rafael Reis (12.º) e Daniel Vieira (32.º).

Oureenses no pódio dos 15k
O Curto de 15 quilómetros contava ‘apenas’ para o Circuito Nacional Jovem, mas nem por isso deixou de ser disputado ao rubro, com os representantes de Fátima Trail Team e Ama[dores] de Urqueira a garantirem um lugar no pódio da classificação coletiva masculina.
Filipe Correia (6.º da geral e 3.º MSen), Tiago Lé (7.º da geral) e Frederico José (17.º da geral e 3.º M40) garantiram o triunfo fatimense a nível coletivo. Patrício Gaspar (8.º da geral), Cláudio Bica (13.º) e Carlos Simões (14.º da geral e 1.º M40) colocaram a formação de Urqueira no 2.º lugar do pódio coletivo.

A melhor edição de sempre
O The Amazing Espite Trail confirmou as melhores previsões, garantindo um recorde de participantes: mais de 1200, originários de 18 (!) países diferentes. Além das três distâncias já dissecadas, importa destacar que houve ainda tempo e espaço para um minitrail de 9 quilómetros e uma caminhada, não-competitiva mas muito participada e igualmente prestigiada pela participação de uma das melhores atletas do trail running nacional: Inês Marques, internacional portuguesa e atual campeã nacional de trail ultra, veio a Espite distribuir simpatia.