Homenageados no dia do Município
HOMENAGEADOS
Medalha de Bons Serviços: 25 anos ao serviço da Câmara de Ourém
Carmen Mendes; Fernanda Gonçalves e Silva; Jacinta Ribeiro; João Pedro Graça; Marcelo Lopes; Maria Helena Simões ; Nuno Nobre; Orquídea Oliveira; Paulo Sérgio Paulino
**
Mérito Desporto: David Rosa
Após mais de 20 anos de uma carreira de alta competição, David Rosa foi distinguido pelo Município e partilhou as suas memórias, bem como desafios e conquistas, oferecendo palavras de incentivo aos jovens que aspiram seguir uma trajetória similar.
“Comecei tarde, no Centro de Estudos de Fátima (CEF), na equipa criada em 2002, e não sabia o mínimo sobre a modalidade. Subia e descia Alvega até me darem cãibras,” relembrou o atleta, destacando o início difícil e a determinação que o impulsionou a continuar.
A frustração inicial com a lentidão dos resultados foi recompensada quando, em 2012, ele alcançou o sonho de participar dos Jogos Olímpicos. “Sempre quis fazer algo que deixasse marcas no desporto e na minha terra. Algo que abrisse as portas aos mais novos: é possível com muito trabalho e sacrifício alcançar os nossos objetivos”, afirmou. Realçou a importância da educação nesse processo, encorajando os jovens a não abandonarem os estudos. “Nesse processo, não deixem de estudar, é perfeitamente possível conciliar desporto e alta competição.”
**
Mérito Associativo: Apajefatima
No ano em que a Associação completa 25 anos, a Apajefátima recebeu a medalha de mérito municipal – Associativismo. A presidente da direção, Eunice Ferreira lembrou os que, visionários, fundaram e construíram esta associação que trabalha em prol da educação dos mais novos. A responsável salientou que “as colaboradoras são a alma da instituição” e agradeceu aos pais e encarregados de educação, a “confiança depositada em nós”. Dos alunos, a certeza de que “vê-los crescer e florescer é a maior recompensa”, disse.
CNE Agrupamento 1142 Olival
Há 25 anos que este agrupamento faz história na formação dos homens e mulheres de amanhã, com base na premissa de deixar o mundo um pouco melhor. “Tudo faz parte do aprender fazendo”, frisou o chefe do Agrupamento 1142, ao receber a distinção. Pedro Pinto disse ainda que “o escutismo é para todos, mas nem todos estamos preparados para assumir o compromisso”. E este é “estamos e estaremos ao serviço dos jovens, no passado, no presente e no futuro”, rematou.
Mérito Cultural: Piedade Oliveira
No ano em que Ourém é a capital da fotografia em Portugal, Piedade Oliveira foi distinguida no dia da cidade e do Município. Orgulhosa por receber a distinção, a fotógrafa confidenciou que tal é “avassalador, não só pela sua importância, o reconhecimento do meu trabalho”, mas também “o valor que este município atribuiu à cultura e à arte”.
Piedade Oliveira agradeceu ao marido, também fotógrafo, por ter permitido que desabrochasse “neste mundo que tanto me apaixona”, nem como aqueles que lhe “confiam os momentos mais preciosos”.
Mérito empresarial: AR Alumínios Albino Reis, Lda
A empresa familiar que nasceu na manhã da revolução dos cravos (50 anos) foi distinguida pelo seu contributo para o desenvolvimento sócio-económico e empresarial do concelho.
Eunice Reis, filha do empresário fundador, Albino Reis manifestou o “profundo reconhecimento” pela distinção. São “50 anos de uma vida muito curta, queremos fazer muito mais”, afirmou.
Aos pais, fundadores e mentores da empresa, Eunice Reis expressou o desejo de que tenham “saúde para continuarem a ver as filhas a prosseguir com o legado que nos deixaram”.
Ecodepur – Tecnologias de proteção ambiental
São 22 anos de trabalho desenvolvido em benefício da sustentabilidade, integrando o Grupo Henriques & Henriques.
Bernardo Taneco, co-fundador da empresa, salientou a “grande honra e orgulho” ao receber esta distinção. O CEO da empresa assinalou que o concelho de Ourém “aufere de um prestígio de que poucos se podem orgulhar”, sendo no distrito, aquele que mais estatutos PME Excelência recebeu em 2022. “É obra”, contudo “será importante manter a ambição para manter o concelho competitivo e atrativo, mantendo a rota de crescimento e sucesso” tendo em conta os desafios como a “topografia acidentada do concelho, a elevada densidade florestal e ao imperativo de proteger o nosso património ambiental”.
Serviço Público: Armando Neto
Grato pela distinção, o antigo vereador (durante 11 anos) lembrou que, foi à família que mais faltou para cumprir as diversas responsabilidades assumidas. “”a minha mulher e filhos foram compreensivos”.
Armando Neto agradeceu aos colaboradores que com ele trabalharam, uma vez que “ninguém sozinho faz tudo(…). Partilho com eles esta distinção”.
José Vieira
Emocionado, o antigo presidente de Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Piedade (2006-2017) agradeceu a gentileza. “Quando nos candidatamos, queremos ajudar a população, foi sempre esse o meu propósito”, disse agradecendo o apoio e colaboração de várias pessoas. Um agradecimento extensivo à família pelas “ausências” fruto do trabalho autárquico.
Pe. Pedro Ferreira (título póstumo)
Célia Ferreira destacou a “bondade e compaixão” do irmão (falecido em janeiro de 2024) e o seu “dom natural” para “cativar as pessoas”, além de ser “detentor de uma notável boa disposição”.
Entende a família este tributo como um “reflexo de amor e respeito que todos sentem por ele2.O antigo pároco de Nossa Senhora das Misericórdias (13 anos e 3 meses) foi recordado pela sua “personalidade única”, alguém que “gostava de viver e de levar a vida com leveza”. Célia Ferreira realçou ainda sobre o sacerdote que “és e serás sempre a minha referência”.