De Ourém, um exemplo para o mundo 

Já chegaram os primeiros feridos de guerra, ucranianos, ao antigo seminário, na Aldeia Nova, Olival. O Centro de Reabilitação Fénix assume-se como um exemplo para a Europa e para o mundo 

São 15, os primeiros feridos de guerra, ucranianos que chegaram a Portugal no dia 14 e foram recebidos oficialmente por várias entidades locais, regionais e nacionais, na manhã de dia 15. 

Para os responsáveis do primeiro centro privado, isto fez de Portugal um exemplo para a Europa e para o mundo, afirmaram os vários responsáveis ucranianos presentes. Já os homens que vêm em busca da recuperação física e psicológica, num ambiente de paz, manifestaram-se felizes e admirados pelo “carinho, alegria e amizade” encontrados que, acreditam, “não se encontram em mais lado nenhum”. Com eles vieram um médico e uma psicóloga especialistas em traumas de guerra. Para Ângelo Neto, porta-voz da associação, “para além de um sonho cumprido, o Centro representa um país e a generosidade de um povo que é “exemplo para o mundo”, mas também uma forma de integrar pessoas que nunca tinham estado na Europa Comunitária.