Alice decisiva na conquista da European Silver League
Contra todas as previsões, a Seleção Nacional de Voleibol conquistou a European Silver League, somando um título inédito ao seu historial, graças a uma vitória épica na 2.ª mão da final.
A oureense Alice Clemente foi figura de proa, tornando-se mesmo na jogadora mais pontuadora da 2.ª mão, com 21 pontos a favor de Portugal.
Alice e companhia tinham perdido a 1.ª mão, disputada em Santo Tirso, na passada quinta-feira: 3-0 para as finlandesas. Sem espinhas: 25-17; 25-21; 25-11. A derrota por três parciais a zero, obrigava Portugal a vencer pelo mesmo resultado, ou por 3-1, para forçar o desempate num ‘golden set’. Um cenário pouco expectável, sobretudo tendo em conta a diferença de argumentos patenteada no primeiro embate desta final.
Pura ilusão. O cenário desvaneceu mais um pouco, quando a Finlândia fechou o primeiro ‘set’ em 25-21, obrigado Portugal a vencer os três seguintes. Dito e feito. A nossa Seleção Nacional tinha mais para dar. Muito mais. Tinha tanto que acabou por vencer mesmo por 3-0. E não contente, também se impôs no ‘golden set’.
Vencendo por 25-22, 25-23 e 26-24, Portugal forçou o parcial de desempate. E aí ganhou por 23-21. Sensacional. Alice Clemente fez 21 pontos, tornando-se na jogadora mais influente na 2.ª mão da final, a par de Amanda Cavalcanti, que fez 18 e registou uns impressionantes 64% de eficácia no ataque.
Subida à Golden League.
Após quatro presenças consecutivas na Final 4 da European Silver League, Portugal conquista o seu primeiro troféu nesta competição internacional.
Com esta proeza inédita, a Seleção Nacional de Hugo Silva garante também a subida à European Golden League, escalão de elite do voleibol europeu.