Juventude Ouriense revalida posição na 2.ª Nacional
JO já garantiu a manutenção e até pode fechar a época no 1.º lugar da Fase de Manutenção / Descida.
O Juventude Ouriense atingiu o seu grande objetivo da temporada, ao garantir a permanência no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão. As oureenses só precisavam de um empate, na penúltima jornada da 2.ª Fase, mas jogaram para vencer e saíram premiadas: 3-1 na receção ao GD Gafanha, a coroar a temporada de estreia nos campeonatos nacionais, agora com a certeza de que 2024/25 também passa pela 2.ª Nacional.
Lúcia Reis, Margarida Tomaz e Anita Santos marcaram na vitória do Juventude Ouriense sobre estas concorrentes diretas.
O Gafanha também entrou na quadra do Caneiro em plena luta pela manutenção. Abaixo da linha de água e aflitas por pontos, as aveirenses deram água pela barba às oureenses. Sobretudo a guarda-redes, Diana Gomes, autora de uma exibição de elevada nota artística: passou a 1.ª parte (e grande parte da 2.ª…) a negar o golo às jogadoras da casa. E quando a bola passava pela guardiã, ou ía para fora… ou batia nos ferros: Margarida Tomaz atirou com estrondo na trave, na cobrança de uma falta ainda antes do meio-campo, a fechar o primeiro tempo; Anita Santos também atirou ao poste, no início do segundo.
Lúcia Reis e Margarida Tomaz lá quebraram a resistência aveirense, com dois golos entre os 26 e os 27 minutos; Anita Santos atirou para 3-0 aos 34 e o melhor que o Gafanha conseguiu foi fechar em 3-1, quando o Juventude Ouriense já só pensava em soltar a festa. E que festa! As ourienses celebraram a preceito, dentro e fora do pavilhão, não faltando música nem fumos azuis.
Este sábado, dia 15, joga-se a última jornada, com o Juventude a defender o 1.º lugar da Fase de Manutenção / Descida, em casa do Freixo, uma das três equipas que seguem a 1 ponto das líderes.
Artilheira. Margarida Tomaz continua a ser a melhor marcadora desta fase, agora com 11 golos.