Campeões
Costuma dizer-se que a sorte dá muito trabalho. Tirando aqueles golpes raros em que sai a lotaria a quem só comprou uma cautela, ou o euromilhões a quem fez uma aposta solitária num dia de tédio, só para desanuviar… tirando esses momentos raros, a sorte costuma exigir muito investimento, esforço e dedicação.
Quando nos alegramos por um troféu conseguido pela equipa de coração, pelos nossos conterrâneos e amigos, o entusiasmo depressa nos faz esquecer que as vitórias não surgem do nada.
O Centro Desportivo de Fátima já passou dos cinquenta anos, vai a caminho dos sessenta, mas não apresenta sinais de desejar a reforma. Pelo contrário, em plena forma, acaba de se sagrar campeão distrital de Santarém e prepara-se para voos mais altos, a nível nacional.
Não é possível um sucesso assim sem um esforço consistente, sem uma dedicação persistente, e sem sacrifícios constantes de todos os envolvidos. O sucesso coletivo é resultado de uma equipa que não se limita aos jogadores. São eles, realmente, que colocam as suas energias em cada semana de jogo e em cada dia de treino. Mas toda uma outra equipa de suporte criou as condições para a magia acontecer. Treinadores e dirigentes, mas também todos aqueles que fazem o trivial trabalho de base para que tudo esteja pronto na hora certa e no tempo necessário, patrocinadores que acreditaram e, em medida tão grande, os adeptos que alimentam com o seu entusiasmo a equipa durante anos inteiros.
Mas para além do desporto, esta semana tenho também o meu campeão pessoal.
A vitória na final nacional das Olimpíadas da Física do Tiago Oliveira talvez não seja um evento tão mobilizador das massas como um campeonato de futebol (ainda para mais masculino e sénior), mas para a comunidade escolar da Secundária de Ourém foi um motivo de alegria contagiosa. Um resultado assim prova que muito de bom se está a fazer no sistema de ensino e que o esforço de toda a equipa, ao longo dos anos, traz a seu tempo os frutos desejados. No meio de inúmeros obstáculos, a escola, os professores, todo o pessoal auxiliar, técnicos e, sobretudo, os alunos conseguem também superar-se e passar do nível local ao nível nacional.
A todos os campeões de todos os campeonatos, que se superam todos os dias para fazer acontecer a sorte, os parabéns.