Requalificação de Aljustrel 

“Obrigado por acreditarem neste projecto. Há 30 anos que foi pensado o primeiro plano de requalificação para Aljustrel, mas nunca foi implementado pelo que, hoje, é com redobrada alegria que inauguramos a requalificação deste espaço.” 

As palavras são do presidente da Câmara, Luís Albuquerque, no passado sábado, dia 11, aquando da inauguração dos melhoramentos efectuados na aldeia museu de Aljustrel. 

A intervenção, um investimento de cerca de 700 mil euros, contemplou o arranjo das principais vias do centro da aldeia “dos pastorinhos”. Mas segundo Albuquerque todas as infra-estruturas foram alvo de redefinição, desde a iluminação pública, redes pluviais e mobiliário urbano à instalação eléctrica e telecomunicações sendo que estas últimas não estão ainda concluídas, devendo isso acontecer numa segunda fase da requalificação. O mesmo deverá acontecer com o novo parque de estacionamento, já em funcionamento, à entrada da aldeia, e que permitiu retirar o trânsito das suas ruas. 
 

“Uma das aldeias mais visitadas a nível nacional” 

Reconhecendo tratar-se de “um dia importante para a freguesia de Fátima, Humberto Silva, recorda que “em 1917, Aljustrel seria uma aldeia igual a tantas outras da freguesia”, mas “as aparições vieram alterar a realidade” e “a aldeia rural, dependente da agricultura, da pastorícia, claramente se perdeu, embora se procure manter as características rurais nalgum do seu património edificado”.