Jovens de Ourém assinalam a Revolução dos Cravos 

No ano em que se assinalam 50 anos do 25 de Abril, a Assembleia Municipal de Ourém desafiou os alunos do 5.º ao 12.º ano a explorarem o que aconteceu em 1974. Resultado, uma estátua que “fala” e a edição de um livro de memórias de Abril foram os projetos vencedores.  

Numa sessão conduzida pelo Presidente da Assembleia Municipal de Ourém, João Moura, foram apresentados  no passado dia 12 de março, 11 projetos dos alunos dos vários estabelecimentos de ensino do concelho habilitados a participar, nomeadamente a Escola EB D. Afonso IV Conde de Ourém, Escola EB 2.3 Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão de Caxarias, Escola Básica e Secundária de Ourém, Colégio de S. Miguel, Centro de Estudos de Fátima, Colégio do Sagrado Coração de Maria, Escola EB 2,3 da Freixianda, Escola de Hotelaria de Fátima e Escola Profissional de Ourém.  

Do escalão 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico, o projeto vencedor foi “ArteFátima – A voz da “Liberdade”, apresentado pelos alunos do Centro Estudos de Fátima, que consiste na criação de uma obra de arte, mais concretamente uma estátua que “fala”. A estátua pretende retratar uma mulher jovem, dos anos 70, que vivenciou a Revolução do 25 de abril de 1974. Estará sentada num banco de jardim, junto ao Parque Infantil Santos Francisca e Jacinta, em Fátima, com um livro aberto, que terá escrito o poema de Jorge Sena “A Cor da Liberdade”.