Recomeçar

No início de mais um ano, vem-me à memória um conhecido poema de Miguel Torga, com o título de Sísifo.  

Sísifo era uma personagem da mitologia grega, um gigante condenado pelos deuses a carregar continuamente um rochedo por uma encosta acima. E ao chegar ao topo, o penedo rolava pela encosta abaixo, obrigando o gigante a reiniciar constantemente a sua tarefa. 

No início de mais um ano, com desafios grandes pela frente, sabemos que temos que avançar e que a nossa missão não pode nunca ser dada como concluída. 

O jornal Notícias de Ourém há já noventa anos que se reinventa e recomeça em cada edição a sua missão nunca terminada de ser voz dos oureenses.  

E no início de mais um ano, na comemoração dos noventa anos, o jornal procura reinventar-se mais uma vez. Queremos chegar a mais pessoas, e trazer diversidade de temas. Para isso, lançamos o desafio aos jovens e os jovens, generosos como sempre, entusiastas por natureza, responderam.  

Com imensa alegria e enorme gratidão, apresentamos nesta edição o Afonso, o João António, o Fábio e o Bernardo. E outros se juntarão nas próximas edições para partilhar com os nossos leitores os temas que os apaixonam. Sejam todos bem vindos às páginas do Notícias de Ourém. 

O empenho que mostram torna a nossa tarefa muito mais feliz. E, sem angústias, recomeçamos juntos em cada edição, recomeçamos no novo ano, transformando o peso antigo em novas asas, e convertendo o Sísifo num Prometeu, que rouba aos deuses o fogo para iluminar o espírito dos humanos. 

Sísifo 
 
Recomeça… 
Se puderes 
Sem angústia 
E sem pressa. 
E os passos que deres, 
Nesse caminho duro 
Do futuro 
Dá-os em liberdade. 
Enquanto não alcances 
Não descanses. 
De nenhum fruto queiras só metade. 
 
E, nunca saciado, 
Vai colhendo ilusões sucessivas no pomar. 
Sempre a sonhar e vendo 
O logro da aventura. 
És homem, não te esqueças! 
Só é tua a loucura 
Onde, com lucidez, te reconheças… 

Miguel Torga, Diário XIII.